Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A BOLÍVIA



Os quíchuas e aimarás ( índios) que habitam os altiplanos, são dominados, no século XIII, pelo Império Inca. Com a conquista espanhola, iniciada em 1530, os índios são escravizados para trabalhar nas minas de pratas. Em 1808, o Alto Peru, como a região era conhecida, é uma das primeira colônias espanholas a se rebelar, conquistando a independência em 1825, sob liderança
de Simón Bolívar e Antonio José de Sucre. Bolívar torna-se o primeiro presidente do país, chamado Bolívia em sua homenagem. A Bolívia é uma das nações mais pobres da América do Sul, com maior taxa de analfabetismo e o menor índice de desenvolvimento humano da região. Cerca de 2/3 dos bolivianos são indígenas, principalmente quíchuas e iamairás. Por isso, as línguas desses povos são também oficiais no país como é o espanhol. Vivem no país 8.100.000 habitantes.

Uma das principais tradições indígenas bolivianas, mascar a folha de coca,
também usada em chás e medicamento, está na origem da ligação do país e da dificuldade do
governo em erradicar o cultivo da planta.
Situada no centro-oeste do continente, a Bolívia não tem saída para o mar. Em seu território,
a Cordilheira dos Andes atinge a largura máxima de 650km. No árido altiplano andino vivem 70% dos habitantes e se localizam as principais cidades do país, como La Paz, que está a 3.636m acima do nível do mar, a Capital localizada em maior altitude do mundo. No norte e no leste, as
montanhas dão lugar a planícies cobertas pela floresta amazônica e, no sudeste, a pantanosa região do Chaco.
Dentre os rios bolivianos, o Beni, o Picomayo, o Mamoré e o Guaporé são os principais. Na fronteira com o Peru localiza-se o lago Titicaca e Poopó, em elevada altitude. Entre esses lagos corre o rio desaguadeiro.
O clima boliviano é muito influenciado pelas altitudes, apresentando-se do tipo frio nas montanhas andinas, temperado nos altiplanos e quente nas planícies. Nas demais áreas do país, predomina o clima tropical de altitude.
As chuvas são mais freqüentes nas planícies e mais escassas nas maiores altitudes. Conseqüentemente, a formação vegetal é muito diversificada na área do país. Florestas tropicais e equatoriais cobrem as planícies do leste e do norte, enquanto que as formações erbáceas protegem as áreas elevadas.


LEIA O TEXTO E RESPONDA:

1- Quais povos indígenas já habitam a região da Bolívia, quando aconteceu a conquista espanhola em 1530?

2- Quem foi o primeiro presidente da Bolívia?

3 - Por que a Bolívia recebeu esse nome?

4- Em relação ao analfabetismo e ao índice de desenvolvimento humano, como está a Bolívia?

5- Como é o clima boliviano e por qual fator ele e muito influenciado?

6- Que tipos de floresta cobrem as planícies bolivianas?

7- Uma das principais tradições indígenas na Bolívia é mascar folhas de coca. Qual a dificuldade do governo em relação a esse problema?