Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O MÉXICO



Situado em um território montanhoso, o México tem o norte desértico, e o sul tomado por florestas tropicais úmidas. Sua origem remonta às civilizações Maia e Asteca, que até o século XV dominavam a região.

O país foi palco da primeira Revolução Popular do século XX, que implantou o regime político mantido até hoje. Sacudido por uma grave crise financeira, em dezembro de 1994, vem tentando, desde então, equilibrar sua economia. Para isso, conta com importantes reservas naturais, principalmente de petróleo, e com forte movimento de turistas, atraídos pelas construções históricas e suas belas praias nos Oceanos Atlântico e Pacífico. Além de ser beneficiado pela intensificação do comércio regional e pelo aumento das exportações, o México passou a atrair um grande volume de investimentos externos. Mas esses recursos foram plicados sobretudo no mercado financeiro, ou seja, não são investimentos produtivos.

No final de 1994, ficou claro que o crescimento da economia mexicana era menor do que se esperava. O resultado foi que os investidores externos retiraram o capital do país, que mergulhou numa grave crise econômica e financeira. Para superá-la, o México teve de recorrer a empréstimos, principalmente dos Estados Unidos.Neste século, o México prima por um conjunto de medidas econômicas, um ambicioso plano de política industrial, com o objetivo de ampliar a competitividade dos produtos mexicanos no mercado global.As metas a serem alcançadas na área social são: levar assistência médica para mais de 10 milhões de mexicanos das áreas rurais pobres; assegurar que 90% dos estudantes de escolas públicas terminem seus estudos; distribuir água potável para mais de 5 milhões de residências nas áreas urbana e 5 milhões nas áreas rurais.
O México possui uma população de 97,4 milhões de habitantes, a segunda da América Latina, colocando-se depois do Brasil. Predomínio da população mestiça e indígena. O maior problema mexicano é o crescimento acelerado da população. A causa principal da expansão demográfica tem sido a brusca diminuição da mortalidade e a natalidade ainda elevada. Como conseqüência do alto crescimento natural, encontramos, no México, o predomínio da população jovem (46%).Outro destaque diz respeito aos movimentos populacionais, como as imigrações temporárias pendulares dos "braceros" (trabalhadores agrícolas sazonais) que se dirigem para a Califórnia na época das colheitas. Analisando-se a repartição demográfica em função da altitude, verifica-se que as maiores densidades rurais e urbanas estão entre 2000 m. e 3000m de altitude, a faixa compreendida entre o nível do mar e 1000m é fracamente povoada. Observa-se que mais de63% dos mexicanos vivem na região centro sul, a mais importante economicamente do país. Quanto a urbanização, é importante citar que 73% da população vive nas grandes cidades.

ENRIQUECIMENTO CULTURAL

Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos.
Capital: Cidade do México.
Nacionalidade: Mexicana.
Idioma: Espanhol (oficial), línguas regionais principalmente náhuatl.
Moeda: Peso Novo Mexicano.
Localização: Sul da América do Norte.Área: 1.972.547km².
População: 97.400.000 habitantes.
Cidades Principais: Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Puebla,León, Juárez, Netzahualcóyotl.
Governo: República Presidencialista.Constituição em vigor: 1917.

Questões:
1- Em que região do México predominam as florestas tropicais úmidas?
2- A origem do México remonta à quais civilizações?
3- O que ocorreu na economia do México em 1994?
4- Como é a repartição demográfica mexicana?
5- Qual a causa principal da expansão demográfica mexicana?
6- Quais são as metas a serem alcançadas na àrea social?
7- Você vê alguma semelhança entre os problemas econômicos enfrentados pelo México e os enfrentados pelo Brasil? Comente.
8- Observe o mapa acima e responda:
a) Em qual região do México esta sua capital?
b) O México é cortado ao norte pela linha de qual trópico?
c) Qual país faz fronteira (divisa ) com o México na sua porção sul?