Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2008

GLOBALIZAÇÃO - BLOCO ECONÔMICO




O que é Globalização?
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.


Qual a finalidade de um bloco economico?


Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

O que é a União Européia?
A UE ( União Européia ) é um bloco econômico, político e social de 15 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grã-Bretanhã, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Suécia. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de Direito.UE (União Européia) é formada, atualmente, por 15 Estados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia).A UE tem três sedes principais, a da Comissão Européia (braço executivo da UE), que fica em em Bruxelas (Bélgica), a do Parlamento, que fica em Estrasburgo (França) e a do Banco Central, em Frankfurt (Alemanha).As origens da UE encontram-se no Plano Schuman, de 1950, que conduziu o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), em 1953. Formalmente, a organização surgiu com o Tratado de Roma, de 1957.
A Comunidade Européia consolidou-se, objetivamente, como espaço estratégico ocidental no contexto bipolar da Guerra Fria.O Tratado de Maastricht, de 1992, rebatizou a comunidade como União Européia. Esse tratado, que substituiu o de Roma, deflagrou a União Econômica e Monetária (UEM) e estabeleceu a meta de definição de políticas externa e de defesa comuns. A maioria de seus Estados-membros adotou uma moeda única , o euro, a partir de 1999. Suécia e Dinamarca optaram por não aderir ao euro. O reino Unido está revendo sua posição, mas por enquanto ainda não aderiu à moeda. A Grécia não cumpriu as condições para adotar o euro.

ATIVIDADES:

1- Qual é a tendência mundial na economia globalizada?
2- Qual a finalidade de um bloco econômico e quais medidas eles adotam?
3- O que é globalização e o que acontece através desse processo?
4- O que é União européia?
5- Quais são as três principais sedes da União Europeia e onde elas se localizam?
6- Em que contexto a Comunidade Europeia se consolidou objetivamente?
7- Qual a moeda única adotada pela maioria dos estados membros da União europeia?
8- Quais países ainda não aderiram a esta moeda única?
9- Observe o mapa político da europa acima e responda:
a) Que elemento do relevo faz divisão entre a Rússia Européia e a Rússia Asiática?
b) Que mar banha a Europa no extremo norte?
c) Que mar está localizado ao sul da Europa e ao norte da África?
d) Que oceano banha a porção oeste da Europa?
e) Cite o nome de 03 países do Leste Europeu?