Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2008

A RELAÇÃO CAMPO X CIDADE

A relação campo x cidade
Na relação cidade x campo, hoje, o urbano tem-se mostrado o elemento dominante no panorama brasileiro. A subordinação do campo à cidade é uma característica recente de nosso quadro sócio-econômico, transformado nos últimos anos, mais especificamente nos recentes 40 anos que sucederam a 2ª Guerra Mundial, com o advento da industrialização.O fenômeno da industrialização brasileira atrela-se, como uma extensão do que acontece no restante do mundo, ao processo de urbanização.
A modernização do campo em face da industrialização
Traçado o quadro de mudanças em nossa recente história econômica, devemos lembrar que o campo não foi banido de nosso contexto econômico. A zona rural, agora subordinada aos interesses urbanos, orienta sua produção para a satisfação direta ou indireta da cidade, que investe no campo maciçamente, reproduzindo ainda mais essa situação de dependência.São atribuições do campo frente à configuração do Brasil urbano-industrial:
• Produção de itens para a exportação;
• Produção de matérias-primas para o setor industrial;
• Produção de alimentos para o grande contingente populacional das cidades.
a) A produção de gêneros para exportação gera capitais que revertem na ampliação dessa produção ao mesmo tempo em que gera divisas empregadas no suprimento das necessidades financeiras do capital urbano e industrial.
b) A produção de matérias-primas consumidas pelas indústrias, além de combustíveis, no caso brasileiro o etanol, reduz a dependência de nossa economia em relação ao combustível importado. A evasão de divisas em virtude da importação do petróleo onerava a nossa balança comercial, o que desviava recursos que seriam investidos na infra-estrutura de produção no campo e, principalmente, nas cidades.
c) A produção de alimentos é um segmento importante, mas as culturas alimentares pouco ou nenhum amparo têm do Estado, apesar de este ser beneficiado pela exportação de gêneros .
Mais ainda, o capital comercial urbano é sobremaneira beneficiado com a importação de alimento de consumo obrigatório, e que, portanto, asseguram a reprodução do capital investido.
Em suma, a modernização de nossa economia subordinou o campo à cidade.
Mais ainda, modificou a orientação da produção rural, mantendo a estrutura fundiária arcaica e constituindo o campo em um mercado de consumo de itens como máquinas e tecnologia, cujo capital reverte para as cidades.
A urbanização e os problemas ambientais
Até o final do século passado, as cidades brasileiras constituíram-se em meros centros comerciais e portuários que tinham como função principal a exportação dos produtos agrícolas para o mercado internacional.No entanto, neste século, com o inicio da atividade industrial, as cidades brasileiras passam a ter nova função: são agora o centro produtor de capitais, o lugar da acumulação de mão-de-obra, o lugar da distribuição das mercadorias produzidas pelas indústrias. Assim, necessitam de uma infra-estrutura que as capacite para atender essas novas funções: crescem os meios de transporte, investe-se na produção de energia, constroem-se moradias, criam-se sistemasde saneamento básicos, constroem-se hospitais, escolas etc.É claro que todo esse desenvolvimento gera grande quantidade de empregos, o que atrai população para a região. A maioria da população rural carente que vem para a cidade, saem de áreas, com vários problemas estruturais, como: (concentração de terras, precárias condições de vida, baixa remuneração, falta de empregos). E assim a cidade cresce, sua área aumenta, seus serviços tentam se expandir para atender as necessidades dessa população.
No Brasil, esse processo foi extremamente acelerado: entre1940 e 1980, mais da metade da população abandona o campo (somente 1/3 dela, atualmente, lá permanece) e vem se concentrar nas grandes cidades, sobretudo nas 9 maiores metrópoles (1/3 da população).A Grande São Paulo, sozinha, absorve 11% do total demográfico, concentrado em uma área de cerca de1% da área do País. Assim, vários problemas sociais decorrentes da ocupação desordenada são visíveis hoje em São Paulo: a carência de moradias, de transportes, de empregos, de saneamento básico, de atendimento médico-hospitalar, a poluição ambiental, fazem parte do dia a dia da cidade.O espaço urbano de São Paulo, convive com a ocupação desordenada e com problemas sérios de poluição ambiental.No início do processo de metropolização, a rodovia funcionou como eixo regulador da ocupação, já que as indústrias se instalaram ao longo dela, o que favorecia o surgimento de loteamentos nas suas proximidades. A expansão de loteamentos espacialmente isolados da cidade intensificou-se com a especulação imobiliária, por meio da valorização dos terrenos na área central, da faltade lotes disponíveis e do aumento dos impostos territoriais, levando os moradores a se estabelecerem em áreas mais afastadas – os subúrbios -, geralmente no entorno de ferrovias e rodovias.
O processo de industrialização, iniciado no Brasil do pós-guerra, relaciona-se, em escala global, com a consolidação do capitalismo financeiro. A implantação de unidades de produção de empresas estrangeiras (as multinacionais )– no Brasil foi possível porque o Estado ter passou a atuar na economia, assegurando a reprodução do capital, implantando, implementando ou simplesmente mantendo a infra-estrutura de produção já existente, ação esta que constituia tônica da nova fase do capitalismo, a fase financeira.

ATIVIDADES:

1- Qual elemento tem se mostrado dominante na relação campo cidade?
2- Na sua opinião, as cidades podem sobreviver sem os produtos do campo?
Por quê?
3- Dê exemplos de produtos que são produzidos na cidade que são importantes para o campo? (resposta pessoal )
4- Cite as atribuições do campo frente a configração do Brasil urbano-industrial.
5- A maioria da população rural carente vem de áreas que apresentam que tipos de problemas estruturais?
6- Cite os problemas sociais decorrentes da ocupação desordenada que são visíveis hoje em São Paulo( a maior cidade do país).
7- O lugar onde você mora apresenta os mesmos problemas sociais de São Paulo citados acima? Comente?
8 - Por que foi possível a implantação de multinacionais no Brasil?

terça-feira, 17 de junho de 2008

PAISES DA AMÉRICA DO SUL

A América do Sul abriga 13 países em desenvolvimento e uma população total de 348 milhões de habitantes, representando 6% da população mundial.

Brasil
É o maior e mais populoso país da América Latina, e o quinto maior do mundo. Localiza-se na parte central e nordeste da América do Sul. Suas fronteiras ao norte são com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e Guiana Francesa; tem costas ao nordeste, leste e sudeste no Oceano Atlântico. Ao sul faz fronteira com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e Paraguai; a oeste com a Bolívia e Peru e a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil são Chile e Equador. Além do território continental e ilhas próximas à costa, o Brasil também possui ilhas e ilhotas no Atlântico: penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz. Há, também, um complexo de pequenas ilhas e corais chamado atol das Rocas. As 27 unidades da Federação são agrupadas em cinco grandes regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Argentina(do latim argentum, que significa prata)
Limita-se ao norte com a Bolívia e o Paraguai, a leste com o Brasil, Uruguai e o oceano Atlântico, ao sul com o estreito de Drake e ao sul e a oeste com o Chile.Capital: Buenos Aires.Língua oficial: EspanholIndependência (da Espanha): 9 de Julho de 1816Moeda: Peso rgentino

Uruguai
Localiza-se na parte centro-sul da América do Sul e limita-se ao norte com o Brasil, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com o Rio da Prata e a oeste com a Argentina.Capital: Montevidéu.Língua oficial: EspanholIndependência (do Brasil ): 27 de Agosto de 1828Moeda: Peso uruguaio

Paraguai
O Paraguai é um país do centro da América do Sul, limita-se ao norte e a oeste com a Bolívia, ao norte e ao leste com o Brasil e ao sul e a oeste com a Argentina. É um dos dois países da América do Sul que não possui uma saída para o mar (o segundo é a Bolívia).Capital: Assunção.Línguas oficiais: Espanhol e GuaraniIndependência (da Espanha ): 15 de Maio de 1811.Moeda: Guarani

Chile
Limita-se ao e com o Peru, a leste com a Bolívia e a Argentina, ao sul com o estreito de Drake e a oeste com o oceano Pacífico. Além do território continental e das muitas ilhas a ele próximas, em especial no sul do país, o Chile inclui também algumas ilhas oceânicas: a ilha de Páscoa, Sala y Gómez, o arquipélago Juan Fernández e as ilhas Desventuradas. É ainda no Chile que está localizado o ponto extremo da América do Sul: o Cabo Horn, que é simultaneamente o ponto mais próximo da Antártida. Também no Chile está o lugar mais seco do planeta: o Deserto do Atacama.Capital: Santiago.Língua oficial: CastelhanoIndependência (da Espanha): 12 de Fevereiro de 1818Moeda: Peso Chileno

Bolívia
A Bolívia limita-se ao norte e a leste com o Brasil, ao sul com o Paraguai e Argentina e a oeste com o Chile e Peru.Capital: La Paz, Sucre (La Paz é a sede do governo, Sucre a capital oficial)Língua oficial: Espanhol, Quechua, AimaráIndependência (da Espanha): 6 de Agosto de 1825Moeda: Boliviano

Perú
Limita-se ao norte com o Equador e Colômbia, a leste com o Brasil, Bolívia e Chile e ao sul e oeste com o oceano Pacífico.
O Peru é um dos membros da Comunidade Andina.Capital: Lima.Língua oficial: EspanholIndependência (da Espanha): 28 de Julho de 1822Moeda: Sol novoEquadorLimita-se a norte com a Colômbia, ao leste e ao sul com o Peru e a oeste com o oceano Pacífico.

O Equador
possui também as ilhas Galápagos, sendo o território continental mais próximo daquelas ilhas.Capital: Quito.Língua oficial: CastelhanoIndependência (da Espanha): 24 de Maio de 1822Moeda: dólar americanoA capital, Quito, localiza-se nos Andes e não é a maior cidade do país. Esse título cabe a Guayaquil, um porto de mar no golfo de Guayaquil, no sudoeste.

Colombia
Limita-se ao norte com o mar das Caraíbas, a leste com a Venezuela e Brasil, ao sul com o Peru e Equador e a oeste com o oceano Pacífico e Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares: o território de San Andrés e Providencia, no mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico.Capital: BogotáLíngua oficial: EspanholIndependência (da Espanha): 20 de Julho de 1810Moeda: Peso colombiano

Venezuela
Limita-se ao norte com o mar das Caraíbas, a leste com o oceano Atlântico e Guiana, ao sul com o Brasil e ao oeste com a Colômbia. Possui também um número elevado de ilhas nas Pequenas Antilhas que constituem duas divisões administrativas diferentes: o Estado de Nova Esparta e as Dependências Federais. Faz fronteira marítima com Aruba, Antilhas Holandesas, e Trinidad e Tobago.Capital: Caracas.Língua oficial: EspanholIndependência (da Espanha): 9 de Julho de 1816Moeda: Bolívar venezuelano

Guiana
Limita-se ao norte e a leste com o oceano Atlântico, a leste com o Suriname, a sul e oeste com o Brasil e a oeste com a Venezuela.Capital: GeorgetownLíngua oficial: InglêsIndependência (do Reino Unido): 26 de maio de 1966Moeda: Dólar guianense

Suriname
Limita-se ao norte com o oceano Atlântico, a leste com a Guiana Francesa, ao sul com o Brasil e a oeste com a Guiana.Capital: ParamariboLíngua oficial: HolandêsIndependência (da Holanda): 25 de Novembro de 1975Moeda: Guilder do Suriname

Guiana Francesa
Limita-se ao norte com o oceano Atlântico, a leste e ao sul com o Brasil e a oeste com o Suriname.Capital: CaienaLíngua oficial: FrancêsMoeda: EuroA Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França na costa caribenha da América do Sul.

ATIVIDADES:
1- Quantos paíse abriga a América do Sul? Quais são eles?
2- Quais são os nomes da ilhas e ilhotas que o Brasil possui no Atlântico?
3- Qual o significado do nome Argentina?
4- Qual o país da América do Sul em que a língua oficial é o inglês?
5- Qual país sul americano teve seu território pertencente ao Brasil, só conquistando sua independencia em 1828?
6- Em que lugar do nosso continente a moeda oficial é o Euro? Porquê?
7- Em qual país está localizado o lugar mais seco do planeta e que lugar é esse?
8- Quais ocenos banham a América do Sul?
9- Qual a língua mais falada na América do Sul?

terça-feira, 3 de junho de 2008

AS ESTAÇOES DO ANO



O período de um ano é marcado por modificações climáticas que ocorrem periodicamente. Tais modificações não ocorrem por acaso, elas são causadas pela inclinação da Terra (cerca de 23º) em relação ao Sol que permite o recebimento de irradiação solar em uma região e a ausência da mesma em outro local. Essas modificações ocorrem sempre no mesmo período do ano, mas são definidas a partir dos fenômenos solstício e equinócio.

O solstício ocorre quando a Terra se afasta da linha do equador enquanto o equinócio é um momento em que o Sol cruza a linha do equador. Essas mudanças recebem uma nomenclatura respectiva de acordo com o seu período: primavera, verão, outono e inverno.

O verão que se inicia em dezembro e finda em março marca o período mais quente e longo do ano. Apesar de ser um período quente, o verão também é marcado por intensas chuvas, pois por causa do calor há maior evaporação de água e a formação de nuvens.

O outono se inicia ao término do verão em março e termina em junho. Esse período marca a transição entre o período quente do verão e o período frio do inverno. A característica marcante do outono é o amarelar e a queda das folhas e dos frutos nas árvores.

O inverno se inicia após o outono em junho e termina em setembro. Sua característica marcante é o frio e a chegada da noite mais rápida, pois os dias são mais curtos nesse período e em algumas regiões ainda pode-se visualizar neve.

A primavera se inicia ao final do inverno em setembro e termina com a chegada do verão em dezembro. Esse período é caracterizado pelo retorno dos dias longos com clima ameno, ou seja, nem quente e nem frio, período de reprodução animal e do desabrochar das flores.

ATIVIDADES:
1- Porque ocorrem as modificações climáticas?
2- Quando ocorre o solstício?
3- A partir de quais fenômenos são definidas as modificações climática?
4- Quais são as estações do ano e em qual estação nós estamos?
5- Em qual estação ocorre o período mais quente do ano?
6- Qual é a data do seu aniversário e em qual estação do ano ele acontece?

segunda-feira, 2 de junho de 2008

GLOBALIZAÇÃO - BLOCO ECONÔMICO




O que é Globalização?
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.


Qual a finalidade de um bloco economico?


Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

O que é a União Européia?
A UE ( União Européia ) é um bloco econômico, político e social de 15 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grã-Bretanhã, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Suécia. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de Direito.UE (União Européia) é formada, atualmente, por 15 Estados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia).A UE tem três sedes principais, a da Comissão Européia (braço executivo da UE), que fica em em Bruxelas (Bélgica), a do Parlamento, que fica em Estrasburgo (França) e a do Banco Central, em Frankfurt (Alemanha).As origens da UE encontram-se no Plano Schuman, de 1950, que conduziu o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), em 1953. Formalmente, a organização surgiu com o Tratado de Roma, de 1957.
A Comunidade Européia consolidou-se, objetivamente, como espaço estratégico ocidental no contexto bipolar da Guerra Fria.O Tratado de Maastricht, de 1992, rebatizou a comunidade como União Européia. Esse tratado, que substituiu o de Roma, deflagrou a União Econômica e Monetária (UEM) e estabeleceu a meta de definição de políticas externa e de defesa comuns. A maioria de seus Estados-membros adotou uma moeda única , o euro, a partir de 1999. Suécia e Dinamarca optaram por não aderir ao euro. O reino Unido está revendo sua posição, mas por enquanto ainda não aderiu à moeda. A Grécia não cumpriu as condições para adotar o euro.

ATIVIDADES:

1- Qual é a tendência mundial na economia globalizada?
2- Qual a finalidade de um bloco econômico e quais medidas eles adotam?
3- O que é globalização e o que acontece através desse processo?
4- O que é União européia?
5- Quais são as três principais sedes da União Europeia e onde elas se localizam?
6- Em que contexto a Comunidade Europeia se consolidou objetivamente?
7- Qual a moeda única adotada pela maioria dos estados membros da União europeia?
8- Quais países ainda não aderiram a esta moeda única?
9- Observe o mapa político da europa acima e responda:
a) Que elemento do relevo faz divisão entre a Rússia Européia e a Rússia Asiática?
b) Que mar banha a Europa no extremo norte?
c) Que mar está localizado ao sul da Europa e ao norte da África?
d) Que oceano banha a porção oeste da Europa?
e) Cite o nome de 03 países do Leste Europeu?

CLIMAS DO BRASIL

ATIVIDADE:

Acesse o link climas do Brasil em sítios de apoio e responda as questões abaixo:

1-De acordo com a classificação climática de Arthur Strahler, predominam no Brasil cinco grandes climas. Quais são eles?

2- Quais regiões brasileiras apresentam temperaturas médias anuais acima de 25° e quais apresentam médias abaixo de 20°?

3- Observe o mapa e a legenda e responda qual é a média anual de temperatura:

a) No estado de Goiás:
b) No Rio grande do sul:
c) No amazonas:

4- Como é o inverno na região Centro-oeste?

5- Quanto ao regime térmico, como é a região norte?

6- Como é o período chuvoso no sertão da região nordeste?