Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

AMERICA DO SUL: CLIMA, VEGETAÇÃO, HIGROGRAFIA....

A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional do continente americano - formado também pela América Central e a América do Norte. A América do Sul limita-se a leste com o oceano Atlântico, a oeste com o oceano Pacífico, e ao norte com o mar do Caribe. Liga-se à América Central pelo Panamá.

Relevo

Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. Há entre essas regiões, áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto culminante é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o e a Argentina.

Litoral Atlântico

com 16 mil km de extensão, o litoral tem baixos declives, uma larga plataforma continental e é rico em acidentes, como por exemplo, os golfos de Darien e o da Venezuela, as penínsulas de Goajira e Pária, no mar das Antilhas, e as baías de São Marcos, Todos os Santos e Guanabara. O Pacífico com 9.000 km possui costas altas, com grandes profundidades submarinas, e a única área mais acidentada está localizada no sul, onde aparecem muitas ilhas e arquipélagos.

Hidrografia

As bacias do Amazonas, do Orinoco e do Paraná banham, em conjunto, uma área superior a 11.000.000km². O maior sistema é o formado pelo rio Amazonas e seus afluentes, entre eles alguns de grande extensão, como o Negro, o Juruá, o Purus e o Madeira. Também merecem destaque os rios São Francisco, no Brasil, e o Magdalena, na Colômbia.A maior parte dos lagos sul-americanos fica nos Andes e o maior deles é o Titicaca, o mais alto lago navegável do mundo, entre a Bolívia e o Peru. Na faixa atlântica, os dois maiores são o Maracaibo, na Venezuela, e a lagoa dos Patos, no Brasil.

Clima

A América do Sul pode ser dividido em quatro zonas climáticas distintas: tropical, temperada, seca e fria, distribuídas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Peru e norte do Chile, Patagônia argentina e nordeste brasileiro. O deserto de Atacama, no Chile, é uma das regiões mais secas do mundo.

Flora e fauna

A Amazônia contém a maior porção de floresta tropical úmida do mundo. Florestas temperadas de araucárias revestem parte dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná e da depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná, enquanto florestas frias cobrem os Andes. A bacia do Orinoco é caracterizada pelos "llanos", áreas de savanas. A região semi-árida do Nordeste brasileiro apresenta a vegetação de caatinga. Estepes são encontradas nos planaltos do Equador e Peru e na região platina. O planalto central do Brasil caracteriza-se pelo cerrado.

ATIVIDADE:

1-Quais são os limites físicos da América do Sul?

2-Quais são as três regiões montanhosas que determinam os contornos do continente sul americano?

3-Quais são as principais bacias hidrográficas do continente?

4- Como é o relevo dos litorais:

a)- Atlântico:

b)- Pacífico:

5- Por quais rios é formado o maior sistema de bacia hidrográfica da América do sul?

6- Caracterize o clima da América do Sul.

7- Quais tipos de vegetação estão presentes na América do Sul?

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A HIERARQUIA DAS CIDADES

Metrópoles são cidades com altas densidades demográficas e que concentram variados tipos de universidades, de estabelecimentos comerciais, alem de bancos, sedes de órgãos públicos, jornais e emissoras de televisão, entre outros.

Hierarquia Urbana

Metrópoles mundiais
Representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Exercem influência sobre todo território nacional, determinando importantes aspectos da vida cultural, cientifico, social e econômica do País.

Metrópoles nacionais
Correspondem às cidades que exercem grandes influências sobre o território dos estados onde estão localizados e, muitas vezes, sobre extensas áreas de estados vizinhos. Ex: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre.

Metrópoles regionais
São cidades com mais de 1 milhão de habitantes que abrigam atividades econômicas diversificadas, mas possuem uma área influência menor que a das metrópoles nacionais. Ex: Belém, Vitória, Goiânia.

Capitais regionais
Correspondem às cidades de grande e médio porte que exercem influência sobre um vasto número de municípios à sua volta. Apesar de não serem consideradas metrópoles, possuem um número razoável de indústrias, de prestadores de serviços (hospitais, médicos, universidades, etc.). Ex: Campo Grande, Ribeirão Preto, Cuiabá.

Centros regionais
São cidades de porte médio que estão sob a influência de capitais regionais, mas que exercem influência sobre várias cidades menores em seu entorno.

Centros locais
Correspondem aos centros urbanos espalhados por todo o país, que exercem influência apenas sobre a área de seu município.

Rede Urbana
São as ligações que as cidades estabelecem entre si, formando naturalmente uma hierarquia, cuja importância é medida de acordo com a área de abrangência de cada uma, estabelecida pela prestação de serviços e pela concentração de atividades que a mesma possui.

Os agrupamentos Urbanos

Conurbação
Encontro físico sócio-econômico das cidades. Ex: ABCD Paulista.

Regiões Metropolitanas
Conjunto de municípios integrados entre si fisicamente e socioeconomicamente.

Megalópoles
Junção de Metrópoles.

ATIVIDADE:

1- O que são metrópoles?
2- O que é uma rede urbana?
3- No Brasil existem duas metrópoles mundiais quais são elas?
4- Podemos dizer que Goiânia é uma metópole regional. justifique.
5- A quê correspondem as capitais nacionais?
6- O que são centros locais?
7- O que é conurbação? Cite cidades com as quais Goiânia está conurbada.
8- O que são regiões metropolitanas? De qual região metropolitana Senador Canedo faz parte?