Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Globalização e Neoliberalismo

ATIVIDADE:

-Poste 05 questões e respostas.

domingo, 16 de maio de 2010

VEGETAÇÃO....

Correção:

1- Xerófilas, higrófilas, tropófilas, acucfoliadas, latifoliadas e caducifólias.

2-
a) xerófila: adaptadas a aridez, como os cáctos.
b)higrófilas: adaptáveis a muita umidade.
c) tropófilas: adaptadas a uma estação seca; e outra úmida.
d) acucifoliadas: Tem folhas em orma de agulhas como os pinheiros.
e) latifoliadas: são de regiões umidas , com folhjas largas. Permitindo intensa respiração.
f) caducifolias: Perdem as folhas em épocas frias ou secas do ano.

3- Floresta temperada, floresta coníferas, floresta tropical, vegetação desértica, tundra, vegetação mediterrânea, pradaria, estepe , savana.

4- Abrange o norte da Eurásia, Nas regiões frias, Rússia e Sibéria desenvolve-se a taiga.

5- É composta basicamente de capim. Aparece em regiões de clima temperado continental.

6) Vou F:

a - V
b- F
c- F
d- V
e- V
f- V

BIOMAS DO BRASIL


ATIVIDADE:

1- Acesse o link BIOMAS DO BRASIL, em sítios de apoio- ( lado direito):
a) Cada grupo deve pesquisar sobre um bioma: Ameaças, curiosidades, mapas.
b) Façam um trabalho escrito para entregar.
c) Apresentem para toda a classe.
Obs. apresentaçãoe entrega do trabalho dia 24/05/10

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PLACAS TECTÔNICAS



Depois de muitos estudos, os cientistas concluíram que a litosfera é composta por vários pedaços ou placas, tanto nos continentes quando no fundo dos oceanos. Essas porções da crosta terrestre são chamadas de placas tectônicas.A análise dessas placas mostrou que elas se deslocam constante e lentamente. Na verdade, é um deslocamento quase imperceptível das placas tectonicas, conhecido como deriva dos continentes ou deriva continental.


Depois de descobrir esse deslocamento das placas que formam a litosfera, os cientistas concluíram que há milhões de anos existiu um único e imenso continente na superfície da Terra e não como conhecemos os continetinentes hoje: Ásia, África, Europa, América, Oceania e Antártida.
Existe um encaixe quase perfeito entre as costas da América e da África, que foram unidos numpassado distante. Além disso, os cientistas encontraram outras semelhanças entre a parte oriental da América do Sul e a parte ocidental da África:


• semelhanças geológicas –tipos de rochas, de terrenos;


• semelhanças de clima;• e também entre restos deanimais e vegetais do passado.Com isso, foi possível provar que essas duas porções de continente foram uma só no passado geológico da Terra.
A mesma análise feita para a África e para a América do Sul se repetiu para as outras massas continentais. E foi a partir dessas análises que os cientistas formularam a teoria da deriva continental, defendendo a existência de um supercontinente, rodeado por um único oceano.


A forma atual da crosta terrestre, com os continentes e oceanos que conhecemos, data de mais ou menos 10 milhões de anos. Mas, com o tempo, ele deverá se modificar. Dados científicos indicam, por exemplo, que daqui a alguns milhões de anos, a África e a América do Sul estarão bem mais distantes uma da outra do que atualmente. Isso porque ano a ano esses continentes deslocam- se alguns milímetros.Com o tempo a Pangéia, ou seja, o bloco único de terras emersas, foi se rompendo e pedaços de terras emersas foram se distanciando uns dos outros. Um movimento produzido pelas forças internas da Terra teria provocado esse distanciamento.


Assim, cada grande porção de terras emersas deu origem a um continente. O movimento no interior da Terra começou há, aproximadamente, 200 milhões de anos e continua até os dias de hoje.Acabamos de descrever a chamada teoria da deriva dos continentes, que surgiu há três séculos. Ela é o resultado da observação de semelhanças entre o litoral da África e o da América do Sul, que se iniciou com as grandes expedições e descobrimentos dos séculos XV e XVI.
Surge uma nova teoria:
A TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS A partir de 1950, muitas pesquisas foram feitas no fundo dos oceanos, em grande parte com o objetivo de descobrir riquezas minerais. Com isso, o homem aumentou muito o seu conhecimento sobre a crosta terrestre.Assim, surgiu a teoria das placas tectônicas, que, na verdade, é um aprimoramento da antiga teoria da deriva continental. Essa nova teoria, bastante aceita nos dias de hoje, afirma que a litosfera é formada por várias porções ou placas. E sobre essas placas encontram-se os continentes e os assoalhos dos oceanos. Todas as placas flutuam sobre o manto, por serem muito mais rígidas, ou seja,mais sólidas.Entre outras palavras, estas são as principais placas tectônicas:


• Placa Euro-Asiática, predominantemente continental, apesar de incluir parte do Atlântico norte.


• Placa Africana, que inclui a África e parte do Atlântico Sul.


• Placa Norte-Americana, que abrange parte do Atlântico Norte e quase toda a América do Norte.


• Placa Sul –Americana, que inclui a América do Sul e parte do Atlântico Sul.


• Placa Antártica, que inclui o continente Antártico e uma imensa área oceânica.


• Placa Indo-Australiana, que abrange boa parte do oceano Índico e da Oceania.


• Placa Norte-Pacífica, predominantemente oceânica.


• Placa Sul-Pacífica, a oeste da América do Sul, predominantemente oceânica.
O estudo das placas tectônicas é muito importante para compreendermos fenômenos naturais que ocorrem na litosfera, como a formação das altas cadeias de montanhas e os abalos sísmicos (terremotos e maremotos).De forma simplificada, podemos dizer que as elevadas montanhas se formaram a partir do choque ou do encontro violento de duas placas tectônicas.Também os terremotos e os maremotos são abalos gerados pelo encontro de duas placas. As áreas situadas no ponto de encontro de duas placas são as mais sujeitas a terremotos e vulcões.



Questões



1- Quando leu o texto, recebeu informações sobre deriva dos continentes.Escreva o que é deriva continental.

2- Quais são os continentes da superfície da Terra?


3- O que é Pangéia?


4- Quais as semelhanças que os cientistas encontraram entre a parte orientalda América do Sul e a parte ocidental da África?


5- O que afirma a Teoria das Placas Tectônicas?


6- O que gera terremotos e maremotos?


7- A partir de que se formam as montanhas elevadas?


8- Por que é importante o estudo das placas tectonicas?


9-Leia pagina 303 do livro e fale sobre as zonas de convergência de placas: Obducção e Subducção .

domingo, 2 de maio de 2010

VEGETAÇÃO BRASILEIRA

Há no mundo uma imensa variedade de vegetação, dentre todos os países o Brasil possui um lugar de destaque em relação à quantidade de tipos de vegetação e belezas naturais. O Brasil possui um território continental, devido a isso apresenta vários tipos de vegetação, clima, relevo, hidrografia, esses são aspectos físicos e/ou naturais.
Cada região do país possui uma particularidade acerca de uma vegetação, a variação corresponde à interrelação entre todos os elementos naturais. A vegetação é um dos aspectos naturais que mais se destaca na paisagem, apresenta características devido a sua formação a partir de aspectos de solo, clima entre outros elementos. A diversidade e complexidade das variações da vegetação brasileira apresentam-se de muitas maneiras, das quais as principais são: Floresta Amazônica, Tropical, Araucária, Cerrado, Caatinga, Pantanal e formação litorânea, cada uma detêm uma particularidade de características.
Floresta Amazônica: Corresponde à mata fechada com árvores de grande, médio e pequeno porte, a densidade dessa vegetação é proveniente do clima quente e úmido que favorece o desenvolvimento da biodiversidade. Na Floresta Amazônica prevalece o relevo plano, clima com elevadas temperaturas com baixa amplitude térmica e chuvas freqüentes bem distribuídas durante todos os meses do ano. As temperaturas variam entre 25o a 28o C e os índices pluviométricos são superiores a 2.000 mm.
Floresta Tropical ou Floresta Atlântica: possui característica de florestas com grande quantidade de espécies de vegetais, em geral ocupa áreas de planalto, formadas por serras, esse tipo de cobertura vegetal nas áreas litorâneas recebe bastante umidade devido à influência exercida pelo oceano. O clima é o tropical, relevo geralmente acidentado e incidências de chuvas de relevo abundantes.
Mata de Araucária: caracteriza-se pela presença de árvores com aspecto de pinheiro, denominados de pinheiro-do-paraná, além da erva mate, imbuia, vários tipos de canela, cedros e ipês. Essa variedade é encontrada nas áreas de relevo mais acidentado, em geral no sul do país, onde predomina o clima subtropical. Até pouco tempo a madeira extraída das araucárias era utilizada para fabricação de móveis, a exploração diminui significativamente as floretas dessa espécie vegetal.
Campo: corresponde a uma vegetação composta basicamente por gramíneas e pequenas vegetações rasteiras (herbáceas), dentre essas estão vários tipos de capins como o barba-de-bode, gordura, mimoso, Jaraguá, entre outros. São geralmente encontrados no extremo sul do país em que o clima é seco e frio e o relevo é levemente ondulado.
Cerrado: essa cobertura vegetal é composta em geral de árvores pequenas, além de arbustos, sendo esses com galhos retorcidos, casca grossa e gramíneas. As irregularidades dos galhos das árvores do cerrado são provenientes da quantidade de hidróxido de alumínio contido no solo das áreas nas quais o cerrado se encontra. O clima do cerrado é tropical com duas estações bem distintas, sendo uma seca e uma chuvosa. Essa característica não é homogênea, pois existem classificações dentro do cerrado.
Caatinga: vegetação adaptada à escassez de água com clima semi-árido quente e seco, com temperaturas elevadas e uma reduzida quantidade de chuvas mal distribuídas durante o ano, esse tipo de vegetação é encontrada no nordeste do Brasil. Com intuito de não morrer muitas espécies de vegetais perdem suas folhas, em contrapartida outras armazenam água, como por exemplo, os cactos.
Pantanal ou área de transição: formação de vegetação heterogênea que intercala entre cerrados e campos. O pantanal está localizado em uma gigantesca planície nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui clima tropical com duas estações distintas, uma seca e uma chuvosa. A hidrografia do pantanal possui rios que escoam lentamente, essa região é riquíssima em água, isso fica mais evidente no período das cheias, período em que as águas inundam toda planície.
Formação litorânea: apresenta-se em áreas litorâneas com relevo de baixas terras e planícies, no entanto, essa vegetação não é homogênea uma vez que existem vários outros tipos inseridos, são nesses locais que estabelecem os mangues, solos pantanosos, vegetação de praia, dunas e restingas.

ATIVIDADE:

1- A que corresponde a variação de vegetação de cada região do país?

2-Quais são os principais tipos de variações da vegetação brasileira?

3-De que é proveniente a densidade da vegetação da Floresta Amazônica?

4-Que tipo de relevo prevalece na Florresta Amazônica?

5- Qual a característica da FlorestaTropical ou Atlântica ? Por que esse tipo de coertura vegetal recebe muita umidade nas áres litorâneas?

6-As Araucárias tem aspecto de que árvore? Onde podem ser ncontradas as araucárias no Brasil?

7-Onde é encontrada a a vegetação de Campo no Brasil?

8-Quais os mecanismos utilizados pelas plantas da caatinga para não morrerem?

9- De que provem as irregularidades dos galhos das árvores do Cerrado?

10-Como é a formação vegetal do Pantanal?